sexta-feira, 17 de junho de 2011

Manifesto dos Profissionais de Tecnologia da Informação do DF

Manifesto dos Profissionais de Tecnologia da Informação do DF

Você pode não conhecer nada a respeito de Tecnologia da Informação, mas ela está intimamente ligada à sua vida.
Falando da realidade atual, estamos nos bancos, nos órgãos públicos, na iniciativa privada, nos hospitais, nas clínicas, nos escritórios.

Tudo hoje em dia gira em torno de TI.

Quando você acessa o site do DETRAN e pesquisa suas multas e emite uma segunda via, quando você acessa o site do BRB
e solicita seu extrato, quando acessa qualquer site do GDF e solicita um serviço, quando acessa um site do governo federal e encontra uma facilidade em algum dos muitos sistemas destinados a prover a você a informação que necessita.

Estamos muito envolvidos com a sua vida.

No DF, essa ligação dos profissionais de TI com a sua vida é ainda mais forte: por aqui ser o “centro do poder”, praticamente todas as atividades relacionadas a tecnologia de órgãos com âmbito nacional acontecem aqui.

Mais especificamente, todas as atividades de todos os ministérios, assim como as atividades dos principais bancos públicos e alguns outros órgãos menores.

Espero que agora você tenha entendido a nossa importância.

Sem os profissionais de TI, todas as facilidades que a população possui hoje deixariam de ser confiáveis.

Sistemas bancários ficariam indisponíveis, serviços públicos não poderiam ser acessados pela internet, o que acarretaria a formação de intermináveis filas, perda de tempo, dinheiro e paciência.

Este ano, estamos mais uma vez em campanha salarial, para que a importância que temos ante a sociedade seja traduzida em condições mais dignas de trabalho e subsistência.

Estamos tentando reverter um quadro que já persiste há pelo menos seis anos, em que os reajustes salariais oferecidos à nossa categoria não superam a inflação real.

Trocando em números, entre 2005 e 2010 os nossos salários diminuíram 1,5% em relação à inflação – o que significa que a reposição salarial anual da nossa categoria não é suficiente nem mesmo para cobrir as perdas do período, provenientes da inflação.

Neste ano, apresentamos ao SINDESEI, sindicato que representa as empresas prestadoras de serviços de tecnologia da informação (para as quais prestamos serviços), entre outros, os seguintes termos:

Reajuste salarial de 14%
Reajuste do vale alimentação, passando ao valor de 21 reais por dia (hoje é de R$ 9,90!!),
Participação nos Lucros e Resultados das empresas

A resposta do SINDESEI às nossas solicitações não pode ser classificada de outra maneira senão desrespeitosa.

O reajuste salarial oferecido foi de apenas 3% - frente a uma inflação que fechou 2010 em 5,91% (e que já acumula, até este mês, 6,29%) - resultando em perdas salariais ainda maiores.

Nós, profissionais de TI, não consideramos justo que o nosso reajuste sequer cubra a inflação, ao passo que os contratos das empresas com os órgãos governamentais possuem reajustes que representam ganhos reais acima da inflação, que não são devidamente repassados aos profissionais - estes sim os verdadeiros responsáveis pelo êxito das companhias, e principalmente pelo seu lucro.

Frente a esta situação, pela primeira vez no DF, a nossa categoria aponta um indicativo de greve, greve esta que terá efeitos profundos na vida dos cidadãos, bem como da estrutura governamental.

Com os serviços parados, toda a estrutura de atendimento aos cidadãos estará comprometida – espere problemas em todos os órgãos, desde os bancos públicos até postos do Na Hora, passando pelos ministérios e demais sites governamentais.

Não queremos que isso ocorra, mas não podemos mais aceitar trabalhar sem o merecido reconhecimento.

Não podemos mais aceitar trabalhar por reposições salariais inferiores a pelo menos a inflação acumulada, enquanto o resultado do nosso trabalho apresenta-se mais e mais lucrativo, ano após ano.

A luta existe, assim como existe o respeito à sociedade, que não queremos prejudicar em momento algum.

No entanto, apenas a mobilização poderá trazer à nossa categoria os resultados esperados.

Historicamente desunidos, após tanto desrespeito e provocações, decidimos finalmente erguer a nossa voz e declarar em uníssono que essa situação deve parar. Não desejamos nada além de respeito e valorização.

Esta luta é tão sua quanto nossa. Entenda nossos pontos e una-se a nós!

11 comentários:

  1. Parabéns pelas palavras! Infelizmente poucos comparecem às assembléias para discutir e brigar por melhorias. Me parece que a maioria está satisfeita com os 3%. Tem ainda os que querem um reajuste maior, mas ficam de braços cruzados esperando que nós, uma pequena parte o consiga, pois eles vão receber do mesmo jeito. Para que sejamos fortes em nossas reivindicações, precisamos de mais pessoas. Só a nossa categoria aceita estas propostas ridículas. Porque, com tantos profissionais, aparecem apenas uma minoria na hora que precisa? Se foi 150 pessoas na última assembléia, foi muito. Estão com vergonha? Vergonha é o que fazem com os profissionais de TI que, investem caro na carreira, estudam o tempo todo, fazem cursos, certificações e etc. para fornecer um trabalho de qualidade para as empresas ficarem ricas a nossas custas. Isso sim é vergonha! Vamos nos unir de verdade e lutar por algo justo! >>Aislan<<

    ResponderExcluir
  2. Infelismente teremos que nos unir, porque era claro que um manifesto como esse deveria partir do nosso sindicato, mais preferem fazer vistas grossas, somos responsaveis pela situação chegar desse jeito, ainda bem que algo está acontecendo, logico que patronal vai sempre querer o minimo pra gente.

    ResponderExcluir
  3. Que dia é a paralização ?

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que vivemos em um grande circo!

    ResponderExcluir
  5. Excelente causa...
    Coloquem um link para as redes sociais,facilita e muito a disseminação da proposta.

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida, uma causa muito justa!

    Só para informação, o manifesto foi publicado (na íntegra) no Blog Chapa Branca.

    Vejam em: http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=17295

    ResponderExcluir
  7. Eh uma vergonha os anonimos, parecem que nao vivem do TI, por isso que nao temos forca , um exercito tecnologico de covarde , deem as Caras.Nao precisa ter medo e sim coragem , eh a nossa sobrevivencia nao precisamos de anonimatos precisamos de reconhecimentos, tem que tirar o fio da tomada mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente só consegui postar como anônimo... Não tenho medo de nada e nem de niguém! Assinei meu comentário e assino novamente. >>>Aislan<<<

    ResponderExcluir
  9. Isso é filho de papai que fica assistindo malhação e vem tentar atrapalhar quem trabalha e conhece os seus direitos.

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo vamos valorizar nossa categoria .
    Jeferson

    ResponderExcluir